“A principal causa dos problemas no mundo de hoje é que os idiotas estão cheios de certeza enquanto as pessoas inteligentes estão cheias de dúvida. ” (Bertrand Russell, em o Triunfo da estupidez).
O efeito Dunnig-Kruger é um fenômeno psicológico que leva pessoas com pouco conhecimento sobre determinado assunto a acreditarem que sabem muito mais do que realmente sabem, enquanto especialistas tendem a subestimar as próprias habilidades. Pessoas que apresentam esse tipo de comportamento sofrem de uma superioridade ilusória. Além de superestimarem a si mesmas, a incompetência que possuem não permite que vejam os seus próprios erros.
Na área de Exames e Concursos Públicos, essa síndrome normalmente acomete os novos estudantes, aqueles que ainda são inexperientes. Todo mundo conhece um novato que já disse algo parecido com “essa matéria eu já vi na faculdade, não preciso estudar”. Ledo engano!
Há quem diga que o efeito se aplica, em maior ou menor grau, a todos nós. O ponto é que mais cedo ou mais tarde “a ficha vai cair”, mas, para alguns, já pode ser tarde demais. O ideal é não esperar a primeira reprovação vir, para começar evoluir, quanto antes conseguirmos passar pela fase inicial e entrar no estágio de consciência das nossas dificuldades e limitações, mais rápido vamos alcançar nossos objetivos.
Seguramente, a melhor forma de evitar esse tipo de comportamento é mantendo a mente a aberta e investindo em conhecimento de qualidade.
Conhecia essa teoria? Nos siga para não cair no efeito Dunning-Kruger! Kkk💚